Doces
07/01/2016

Kabosu – Yuzu – Limão

Em Paris, há alguns poucos anos, o Yuzu virou moda entre os chefes, principalmente entre os confeiteiros. O limão já é um clássico, mas e o Kabosu? Por que será que ninguém fala desse fruto fantástico?

Todos eles são facilmente confundidos pela sua aparência e apresentam o sabor cítrico como sua característica principal.

O limão é bem ácido, tem diversos tipos conhecidos, como o Tahiti, o siciliano, o cravo, o caipira, o rosa. Cada um com suas particularidades.
O Yuzu, pouco conhecido por nós, mas queridinho dos europeus e dos americanos, é produzido na China, Japão e Koreia e utilizado em sucos, temperos, sobremesas. No Japão é comumente misturado ao mel para adoçar o chá, além de ser usado para fabricar vinagre e bebidas alcoólicas.
Agora, o Kabosu, meu mais novo “amigo” japonês, é fantástico! Cítrico na medida certa e com um aroma de água de rosas espetacular! No Japão ele é produzido principalmente no Sul e Sudeste e usado em sucos, para aromatizar peixes grelhados, no sashimi e em caldos. Por vezes substitui o vinagre em molhos e conservas, além de, no passado, ser usado como conservante de peixes, por não alterar sua cor.
Infelizmente não conheço nenhum produtor desse fruto no Brasil e também nem sei se seria viável, por conta do clima, mas #ficaadica…
 

img_0264

Suco da Yakami Orchard disponível também nos EUA

O que você achou desse post? Comenta aí!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *