Doces
19/04/2013

Bolo integral de cenoura

Hoje resolvi fazer uma adaptação de uma receita que está na minha família há alguns anos: o Bolo de Cenoura de liquidificador!
Minha avó, minhas tias, minha mãe… sempre comi bolo de cenoura desde que eu me conheço por gente. Alguns eu gostava mais, outros menos, mas a receita era sempre a mesma!
Outro dia desses, fui fazer uma receita de pão integral e comprei 10kg de farinha integral (acho que exagerei um pouco…). Pois então, usei acho que uns 200g e sobrou todo o resto. Fui arrumar os armários aqui em casa e descobri que a farinha estava para vencer, então por isso resolvi usá-la a qualquer custo!
Conversei com algumas pessoas e pedi algumas dicas e aqui estou eu, fazendo o primeiro post com fotos passo-a-passo dessa delícia e, agora, um pouco mais saudável!

Minha querida mestre confeiteira Lúcia Soares, me disse que eu posso substituir até 50% da farinha branca, pela integral, mas que ela recomenda 40%, então, eu obedeci, e substituí 40%.
Para entrar na onda saudável, resolvi trocar o óleo de soja por óleo de amêndoa (é um pouco mais caro, aliás muito mais caro, mas além de ser mais saudável, dá um gostinho especial) – se você quiser, pode substituir por óleo de canola, milho ou algodão.
Além disso, também troquei o açúcar refinado, pelo demerara (na mesma proporção) – o bolo ficou um pouco mais escuro, mas ficou ótimo!
Aí vai então a receita:

  • 250g de cenoura sem casca e picada em pedaços pequenos
  • 240ml de óleo de amêndoa
  • 4 ovos inteiros tipo extra
  • 320g de açúcar demerara
  • 140g farinha de trigo integral
  • 220g farinha de trigo (branca)
  • 15g fermento químico em pó

Modo de preparo:
1. Bater no liquidificador a cenoura e o óleo.

2. Acrescentar os ovos um a um, sem parar de bater.

3. Adicionar o açúcar, ainda batendo.

4. Se o seu liquidificador for potente, coloque as farinhas peneiradas, aos poucos, batendo sempre, em velocidade baixa. Caso o liquidificador seja mais fraquinho, comece colocando as farinhas no liquidificador e, quando a massa ficar muito pesada, desligue o liquidificador e coloque a massa em uma vasilha, adicionando o restante das farinhas. Bata com um fouet (batedor de arame) ou espátula.

Farinha de trigo branca

Farinha de trigo integral

5. Adicione o fermento e bata mais um pouco, só até ficar homogêneo.

6. Coloque em uma forma retangular de 26x15cm untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo e leve para assar em forno pré aquecido a 180˚C por 15 minutos.




7. Abaixe a temperatura do forno para 160˚C e asse até que você espete um palito no bolo e ele saia seco. (mais uns 15 minutos, mais ou menos).




8. Retire do forno e deixe amornar antes de desenformar.
Dica: se você quiser deixar seu bolo menos saudável, vou ensinar a fazer a calda de chocolate… 🙂

  • 50g de chocolate em pó
  • 40g de açúcar (refinado ou demerara)
  • 15ml de leite desnatado
  • 10g de manteiga integral sem sal (ou margarina – não gosto muito, mas…)

Fácil fazer!
1. Coloque todos os ingredientes no fogo e leve para ferver. Retire e reserve.

2. Quando o bolo sair do forno, faça alguns furos nele para que o chocolate penetre no bolo e jogue a calda quente com o bolo quente…


Dica 2: não coma quente que dá dor de barriga! Já dizia vovó, mamãe, titia…
Resultado final:

7 respostas para “Bolo integral de cenoura”

  1. Isabella Sena disse:

    Chef, seu bolo de farinha integral me surpreendeu positivamente! Ficou super fofinho, leve e uma delícia! Aprovadíssimo! Pode levar mais vezes hahaha 😛

  2. Izabela Tavares disse:

    Chef amei!

  3. Bolo integral de maçã, banana e canela | Viagem, comes e bebês disse:

    […] Bom, para quem já não lembra mais da minha batalha pelo uso da farinha integral, leia o post Bolo integral de cenoura. […]

  4. Neuza disse:

    O que você polvilhou por cima?

O que você achou desse post? Comenta aí!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *